Tecnologias
na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC
Planejando
uma atividade com Hipertexto
Cursistas:
leapls@yahoo.com.br
Tema: A
experiência Atômica
Objetivos:
·
Os objetivos da aula é apresentar o contexto da Guerra Fria e o
perigo
da eclosão de uma Guerra Termo-nuclear.
da eclosão de uma Guerra Termo-nuclear.
·
Explicar o Projeto Manhatan
·
Demonstrar as diferentes armas nucleares e os contextos em que
foram utilizadas;
·
Simular a explosão das bombas atômicas sobre cidades;
·
Demonstrar como a explosão pode causar prejuízos a curto, médio
e longo prazos.
Etapas
da atividade:
1ª
Etapa
·
Introduzir os alunos no contexto do final da II Guerra Mundial e
ao Projeto Manhattan e quais foram as motivações em construir um artefato de
destruição em massa (necessidade ou apenas caprino do poder?);
·
Em seguida demonstrar a diferença entre fusão e fissão nuclear,
afim de evidenciar o que é cada um desses processos e desmistificar o uso de
cada.
2ª
Etapa
Explicar como se obtém
combustível para a usina nuclear e a bomba atômica (enriquecimento do urânio).
Utilizando dos meios tecnológicos demonstrar como foi a explosão da maior bomba produzida pelo homem: a Bomba russa TSAR.
http://video.google.com/videoplay?docid=2046393742348211186
Simular explosões de várias bombas atômicas em diferentes localidades (o alvo principal é Itamogi-MG).
http://www.carloslabs.com/node/20
Utilizando dos meios tecnológicos demonstrar como foi a explosão da maior bomba produzida pelo homem: a Bomba russa TSAR.
http://video.google.com/videoplay?docid=2046393742348211186
Simular explosões de várias bombas atômicas em diferentes localidades (o alvo principal é Itamogi-MG).
http://www.carloslabs.com/node/20
Recursos
necessários:
·
Data
show;
·
Notebook;
·
Internet.
Competências
e conhecimentos prévios:
·
Conhecer
o período histórico compreendido entre a Segunda Guerra Mundial e a queda do
Muro de Berlim (Guerra Fria);
·
Saber
identificar os acontecimentos através de imagens (vídeo).
·
Ter
conhecimento de Fissão e Fusão Nuclear
Formas
de avaliação:
·
Participação
através do encontro oral;
·
Realizar
as analises pertinentes ao tema.
A
avaliação ocorrerá durante todo o processo de desenvolvimento das atividades.
Bibliografia:
ARRUDA, José
Jobson de A. História Moderna
e Contemporânea. São Paulo : Ática, 1983.
STRATHERN, Paul. Oppenheimer e a bomba
atômica em 90 minutos. São Paulo: Jorge Zahar Editor, 1998.
Nenhum comentário:
Postar um comentário