sexta-feira, 22 de junho de 2012

HIPERTEXTO


Que é um hipertexto?
Hipertexto

   Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital ao qual agrega-se  a outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.
Um tópico relevante é a utilização da ferramenta de hipertexto na Educação. O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam activamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explícita.
  Outro aspecto fundamental do hipertexto é no contexto educacional, sua eficiência no planejamento e desenvolvimento de cursos à distância, facilitando a informação a estudantes localizados nos mais distintos pontos. Finalmente hipertextos tornam realidade a abordagem interdisciplinar dos mais diversos temas, abolindo as fronteiras que separam as áreas do conhecimento
   Paralelamente aos aspectos positivos os teóricos do hipertexto apontam, também, os problemas que podem advir de seu uso como sistema de ensino e aprendizagem.   Para Santos a característica de não linearidade exige atenção redobrada para que o foco de pesquisa não seja deslocado para assuntos diversos, também de interesse do aluno e do pesquisador, mas que não se definem como complementares àquela intertextualidade que o leitor hipertextual buscava no início da pesquisa.
   O hipertexto  apresenta uma forma de leitura não linear e que nos proporciona muitas possibilidades  de leituras em diversos formatos e ordens, nos conduzindo numa experiência excitante que pode nos deixar a deriva se nos faltar atenção. No hipertexto um palavra  ou expressão  podem remeter a outras gerando  intertextualidade.  A impressão que dá  é como se tivéssemos um dicionário incluso no próprio  texto.
    As palavras ou expressões detacadas no texto acima são hiperlinks ou links que  levam  aos textos originais  dos quais eu retirei os trechos citados  para formar esse hipertexto.

                                   CONCLUSÃO: O QUE É HIPERTEXTO?

HIPERTEXTO É O TERMO QUE CARACTERISA UM TEXTO EM FORMATO DIGITAL, AO QUAL AGREGA-SE OUTROS CONJUNTOS DE INFORMAÇÃO NA FORMA DE BLOCOS E TEXTOS, PALAVRAS, IMAGENS OU SONS, ONDE O ACESSO SE DÁ ATRAVÉS DE REFERÊNCIAS ESPECÍFICAS CHAMADAS HIPERLINKS OU LINKS. ESSE TEXTO COM VÁRIOS CAMINHOS PERMITE QUE OS LEITORES FAÇAM ESCOLHAS E QUE SÃO LIDAS EM UMA TELA INTERATIVA OFERECENDO DIFERENTES CAMINHOS.
O HIPERTEXTO TEM UM PAPEL FUNDAMENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR, POIS ELE INCENTIVA TANTO O PROFESSOR QUANTO O ALUNO À LEITURA E À PRODUÇÃO INDIVIDUAL OU COLABORATIVA DO CONHECIMENTO, TRAZENDO BENEFÍCIOS À EDUCAÇÃO COM A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO COMPARTILHADO.
A APRENDIZAGEM SE REALIZA POR DESCOBERTA, E É INDIVIDUAL, POIS CADA UM FARÁ SUAS PRÓPRIAS ASSOCIAÇÕES REALIZANDO ASSIM UMA APRENDIZAGEM IMPLÍCITA E INDIVIDUAL E TAMBÉM APRENDER COM A VISÃO DE SEUS COLEGAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário