sábado, 9 de junho de 2012

Projeto Água

 PROJETO ÁGUA


Cursistas:
DÉBORA APARECIDA VALENTIN DOS SANTOS e
JOÃO GABRIEL DONIZETE NAVES CAMBUÍ

Escola Municipal “Professora Gelcyra Xavier de Oliveira”
Escola Municipal “Lucimar Medeiros Vieira”

Duração: 8 dias

Envolvimento: Professores, Supervisoras, Diretoras, funcionários da Copasa

Disciplinas que integram o projeto: Ciências, Educação Ambiental; Português, 
Produção de Texto e Artes.


Turma: 3º ano Ensino Fundamental

Apresentação:

       Este projeto visa ajudar professores e alunos no trabalho de conscientização da população em relação à cultura de preservação da água, mostrando suas múltiplas formas de uso, os ciclos da mesma, sua importância para a vida e para a história dos povos.

Justificativa:

     O trabalho com o tema “água, fonte de vida” que se propõe aqui, deverá apresentar para as crianças uma visão ampla que envolve inúmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando com relação à falta de água. O projeto deve ser desenvolvido visando proporcionar aos alunos uma grande diversidade de experiências, com participação ativa, para que possam ampliar a consciência sobre as questões relativas à água no meio ambiente, e assumir de forma independente e autônoma atitudes e valores voltados à sua proteção e conservação.


Objetivos gerais:

      Ajudar os alunos a descobrirem os sintomas e as causas reais dos problemas que o Brasil vem enfrentando com a poluição e a falta de água, onde possam:
- perceber as interferências negativas e positivas que o homem pode fazer na natureza, a partir de sua realidade social;
- reconhecer que a qualidade de vida está ligada às condições de higiene e saneamento básico, à qualidade do ar e do espaço;
- adotar, por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica;
- levar os alunos a entenderem que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
- conscientizar que a água não deve ser desperdiçada, nem poluída, etc. 
      O professor deverá elaborar os conteúdos específicos de acordo com seus interesses e de seus alunos, com conceituais, procedimentais e atitudinais.

  Problematização:

        Através das experiências já vividas pelos alunos no seu âmbito familiar, a principal função desse projeto é de contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem diante da realidade em que o mundo vem enfrentando com a poluição e a escassez de água. Para isso, é necessário que mais do que informações e conceitos, mas atitudes e formação de valores, que serão apreendidos na prática do dia-a-dia, no meio social.

Etapas Previstas: 
Primeiro Dia:

1ª Etapa: Conversar com os alunos sobre a importância da água para o nosso organismo e o meio em que vivemos.

2ª Etapa: Colocar a música Planeta Água, na voz de Guilherme Arantes, e pedir para que os alunos prestem muita atenção na letra dela;

 3ª Etapa: Num segundo momento, após tocar a música, conversar um pouco com os alunos levantando as hipóteses do que a música quis nos retratar;

4ª Etapa: Com o Data Show, apresentar o vídeo da música Planeta Água, desta vez com a voz de Sandy e Júnior. Segue abaixo o link:


5ª Etapa: Feita a apresentação, fazer uma socialização da música e confirmar as hipóteses que foram levantadas sobre a letra dela.

6ª Etapa: Em seguida, pedir para os alunos que em casa, pesquisar, recortar ou desenhar imagens (gravuras) e trazer para a sala de aula no dia seguinte para montar 4 cartazes com a letra da música, ilustrando-a como no vídeo apresentado.

Segundo Dia:

1ª Etapa: Cada aluno mostrará para toda a turma as gravuras que trouxe para a sala de aula;

2ª Etapa: Dando sequencia, os professores dividirá a turma em 4 grupos para que confeccionem os cartazes, dando as seguinte regras, enquanto um(a) aluno(a) transcreve a letra da música no papel pardo (pode ser cartolina também), os outros integrantes se divide em escolher as imagens e outros colarem elas.

3ª Etapa: Após desenvolvido o trabalho, os alunos novamente assistirão ao vídeo da música Planeta Água, interpretado por Sandy e Junior.


4ª Etapa: Os professores cada um com a sua turma, expõe os trabalhos para todos da sala e em seguida com todos os alunos irem até o pátio fazer a montagem de um mural sobre o assunto, em lugar visível a toda comunidade escolar; 

Terceiro Dia:

1ª Etapa: Hoje, dando continuidade ao projeto, os professores irão trabalhar com a turma o Ciclo da água. Para um melhor entendimento de todos os pequenos (alunos), será feita uma apresentação no data Show – A turma da Clarinha e o Ciclo da Água.


2ª Etapa: Terminado o vídeo, é hora da conversa. Momento dos professores e alunos discutirem um pouco sobre o assunto, sempre focando na realidade deles, no que eles veem no seu dia-a-dia;

3ª Etapa: Feito isso, pedirem para que cada um pegue seu caderno de Ciências/Educação Ambiental, para desenvolver algumas atividades. 

4ª Etapa: Durante a realização das atividades, professor irá explorar tudo que o aluno conseguiu adquirir até o presente momento.

5ª Etapa: Fazer a correção e as considerações finais.

Quarto Dia:

1ª Etapa: Os professores deverão retomar brevemente o que foi visto até o momento, para fixar o conteúdo.

2ª Etapa: Hoje, os professores irão focar nos estados físicos da água. Como é muito interessante e mais chamativo, os professores continuarão apresentando vídeos referentes ao projeto, tornando a aula mais dinâmica e participativa.
Neste momento, é apresentado no Data Show: o vídeo Estados Físicos da Água – Método Inteligente;


3ª Etapa: Terminado o vídeo, os professores irão através de materiais concretos, explicar de uma forma simplificada os Estados Físicos da água. Materiais que podem ser utilizados: esponja, cubos de gelo, chaleira, entre outros.

4ª Etapa: Feito todo este trabalho, é hora de anotar. Cada aluno pegará seu caderno de Ciências/Educação Ambiental e anotará com a ajuda dos professores sobre os Estados Físicos da Água.

5ª Etapa: Desenvolver uma atividade, como forma de avaliação e fixação do assunto.

6ª Etapa: Fazer a correção e as considerações finais.

Quinto Dia:

1ª Etapa: Os professores sempre retomarão ao assunto discutido na aula anterior para que haja mais fixação sobre o mesmo.

2ª Etapa: Quase finalizando o projeto é o momento de conversarem com eles, sobre os sintomas e as causas reais dos problemas que o Brasil vem enfrentando com a poluição e a falta de água.

3ª Etapa: Após a conversa, os professores entregarão um textinho, com o título: A Gota Cristal, que poderá ser anexado ao caderno de Português.

4ª Etapa: Os alunos primeiramente farão uma leitura silenciosa, em seguida o professor pode pedir que alguns alunos leiam, e depois façam uma interpretação oral e escrita.

5ª Etapa: Neste mesmo dia, pode se criar uma Produção de Texto, referente ao textinho trabalhado na aula de Português.


6ª Etapa: Fazer a correção e as considerações finais.

Sexto Dia:

1ª Etapa: Retomando ao assunto do dia anterior, os professores mostrarão dois vídeos no Data Show:

         1º vídeo retratando a importância da água e nos sugerindo algumas dicas para economizar a mesma;


         2º vídeo, é a Turma da Mônica através de seu clipe musical, vem conscientizar a todos sobre Economizar água.


2ª Etapa: Conversar com os alunos, e levantar outras sugestões diferentes de se Economizar Água e outros meios que podem ser feitos para Conscientizar sobre o Uso da Água;

3ª Etapa: Após a conversa, pedir que cada aluno crie uma frase com um desenho para expor no mural do pátio da Escola para todos terem conhecimento do trabalho desenvolvido em sala de aula;

4ª Etapa: Momento de Confeccionar;

5ª Etapa: Expor as frases para todos, e colocar as mesmas no Mural da Escola.

Sétimo Dia:

1ª Etapa: Os professores sempre retomarão ao assunto discutido na aula anterior para que haja mais fixação sobre o mesmo.

2ª Etapa: Dando sequência ao projeto, os professores mostrarão através de vídeos, as doenças transmitidas pela água: Dengue e Esquistossomose.
       
            * Vídeo Sai fora dengue


            * Esquistossomose


3ª Etapa: Após a exibição do vídeo, conversar com os alunos, perguntar se já conheciam sobre estas doenças, o que pode ser feito para não adquiri-las, e entre outros questionamentos que os professores acharem necessário abordarem.

4ª Etapa: Desenvolver atividades para fixar o assunto.

5ª Etapa: Fazer a correção e as considerações finais.

Oitavo Dia:

1ª Etapa: Para finalizar o projeto, fazer uma visita a uma estação de tratamento de água (COPASA) e discussões sobre a realidade da poluição dos rios; 

2ª Etapa: Após a visita, com toda a turma em sala de aula, fazer um plenário geral, para encerrar o Projeto Água.

Observações:

     Os professores juntamente com o apoio das supervisoras, diretoras não se esquecerem de registrar todos os momentos que forem trabalhados, como forma de avaliação e divulgação para outros colegas de trabalho de outras escolas.

Recursos didáticos:

     São todos os materiais, atividades e soluções utilizadas durante a realização do projeto, como revistas, jornais, livros, passeios, entrevistas com pessoas da família e da sociedade, cola, tesoura, papéis para o mural, enfeites, gravuras xerocadas, data-show, rádio, notebook, caixa amplificadora, máquina digital, etc.

Avaliação:

       Deverá ser feita de forma contínua, com relatórios descritivos de cada etapa, das discussões do grupo, das atitudes diante do projeto, etc. O professor deverá avaliar também a participação e o envolvimento de cada aluno, de forma individual, bem como avaliar o desenvolvimento de seu trabalho de forma crítica e construtiva.
Conclusão:

       Espera-se que ao término do projeto as crianças estejam conscientes da importância da água tanto para a vida animal como para a vegetal, que saibam utilizá-la sem desperdício e sem poluí-la, levando para seu meio social todos esses aprendizados.

Bibliografia: 

- Dia-a-dia do Professor, vol. 2 – Gerusa Rodrigues Pinto e Francês Rodrigues Pinto,
- Parâmetros Curriculares Nacionais, vol. 9 – Meio Ambiente e Saúde,
- Projetos Pedagógicos 3º Milênio – Miriam Cristina Cazante de Carvalho.
- Youtube







Nenhum comentário:

Postar um comentário