quarta-feira, 13 de junho de 2012

Projeto Poesias para encantar.


 

  
Escola Municipal “Lucimar Medeiros Vieira”
  Projeto

 Nome do projeto: Poesias para se encantar.
 Duração: 3 dias
 5º ano
 Envolvimento: professora e supervisoras.
 Disciplinas que integram o projeto: Português, Artes e Informática


 Justificativa
    As crianças terão como desafio serem escritores de uma de poesias através desse trabalho, criar   possibilidades delas vivenciarem o papel de autores e escritores. Interagindo assim com tipos e  estruturas de textos poéticos, ritmos e rimas, escritores de tempos distantes e outros modernos   propiciando assim viajar e criar um universo mágico das palavras.
   Objetivo
   Espera-se que os alunos aprendam:
  1-Diferenciar textos
  2-Estrutura de um texto poético  *Quantidade de versos
                                                         *Quantidade de estrofe
                                                         *Com rimas e sem rimas
                                                         *Diferentes temas
4-Escolher livros de poesias par ler e apreciar
5-Ler poesias através de links.
6-Promover inteirações significativas entre as crianças nas atividades de leituras.
7-Desenvolver a capacidade de escrever textos poéticos.
8-Desenvolver o hábito de ler, ouvir e apreciar poesias.
9-Produzir textos poéticos.
10-Conhecer biografia de pelo menos um poeta Infantil.

   O que o professor deve garantir no decorrer do projeto:

1-Selecionar com antecedência livros de poesias, biografia de um escritor de poesias.
2-Levar os alunos para manusear e ler livros de poesias.
4-Propiciar momentos de leitura silenciosa e em voz alta.
5-Promover momento para produção da Poesia.
6-Promover espaço e clima favoráveis para os momentos de gravações em vídeo, permitindo que os alunos leiam , dramatizem as poesias em voz alta, garantindo a atenção dos ouvintes
7-Valorização da leitura como fonte do saber e prazer.

 Conhecimentos prévios
-Avaliar e usar os conhecimentos já adquiridos em anos anteriores

Recursos usados- livros da biblioteca da escola,computador,microfone,filmadora.
Forma de avaliação: - Produção de Poesia
Finalização do projeto-Apresentação de recital dos poemas de autoria dos alunos.(fotografar e gravar vídeo)

Etapas das atividades:
1º dia:
1º momento: Ouvir atentamente a supervisora Dona Dalva declamar a poesia de autoria de  
Elias José

 Caixa Mágica de Surpresa - Elias José


Um livro
É uma beleza,
É caixa mágica
só de surpresa.
Um livro
parece mudo,
mas nele a gente
descobre tudo.
Um livro
tem asas
longas e leves
que, de repente,
levam a gente
longe, longe. Um livro
É parque de diversões
cheio de sonhos coloridos,
cheio de doces sortidos,
cheio de luzes e balões.
Um livro
É uma floresta
com folhas e flores
e bichos e cores.
É mesmo uma festa,
um baú de feiticeiro,
um navio pirata no mar,
um foguete perdido no ar,
É amigo e companheiro.

 2º momento:  Interpretação oral e argumentação por parte da professora sobre diferenças de textos   em prosa e em verso, estrofe e rima.
 3º momento:    Ida até a biblioteca pesquisar e ler algumas poesias infantis.
 2º dia:

 1º momento: Ir a sala de informática ler e imprimir uma poesias  da autora Cecília Meireles.
 2º momento:Ver vídeo:declamação da poesia A bailarina de Cecília Meireles.
 3º momento: Assistir vídeo de dança

 3º dia:
 1º momento:   Criação de texto poético com o tema que desejar.
 2º momento:   Declamação das poesias criadas pelos alunos.
 3º momento: Escolha da poesia que mais agradou, através de votação, para ser recitada em  auditório.

 Professora: Odinéa Lemes
 Supervisoras:Maria Dalva e Ana Maria
 
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário