sábado, 2 de junho de 2012

Minhas descobertas sobre hipertextos


Hipertexto

 Hipertexto pode ser definido como um texto que se liga a outros textos, o que possibilita ao leitor definir de que forma o conteúdo será lido, sem ponto fixo de início e de fim.
Hipertexto é um texto não-linear, sem ponto fixo de entrada e de saída, sem uma hierarquia pré-determinada, sempre expansível e literalmente sem limite. No hipertexto temos a possibilidade de comentários se incorporarem ao texto original como links.
O hipertexto maximiza o conceito de intertextualidade. A escrita do texto digital não é somente a reescrita de absorção e/ou transformação de outros textos, é mais do que uma malha particular, polifônica de citações e de transposições, é a criação de textos sobre textos, em uma relação estruturada em rede, constituída de nós (homepages) e de ligação entre estes nós (links).
Estabelecem-se novos tipos de leitura e escritas coletivas, nos quais um grande número de pessoas anota, aumenta, comenta, conecta os textos uns aos outros por meio de ligações hipertextuais em relação a outros corpos hipertextuais e instrumentos de auxílio à interpretação, o que multiplica as ocasiões de produção de sentido e permite enriquecer a leitura. Os usuários, tradicionalmente passivos, tornam-se parte ativa de um processo de construção de discursos, na elaboração ou modificação de novas estruturas.

Dentro dos conteúdos lidos sobre hipertexto, um dos que me chamou atenção foi:

"O principal nome, no início da internet, foi o físico e matemático Tim Berners-Lee. Seus pais, também matemáticos, já haviam participado da criação do primeiro computador comercial, MARK I, no início dos anos 50. Com muita imaginação, assim como Ted, Tim imaginava um protocolo onde todas as coisas estariam conectadas, em todo o mundo. Segundo suas idéias, os neurônios no cérebro, assim como as palavras no dicionário, não possui sentido próprio, são suas conexões entre si que geram o conhecimento."


Minhas conclusões sobre hipertexto

 
Defino hipertexto como uma parte de um grande texto em que o leitor partindo dai, segue a vários blocos de informações que estão dentro do próprio texto ou fora dele formando assim, uma teia linear de informações ligadas umas as outras não sequenciais e não relacionadas. Dentro de um hipertexto existem vários links,que permite a ligação para outras janelas levando o navegador a entrar em contato com outros textos, fazendo com que se distancie da linearidade da página e vai construir um novo texto de acordo com sua visão e necessidade e modo de ler e entender o mundo.

Um hipertexto tem características peculiares: metamorfose- é o processo de construção e renegociação de sentidos que se dá nos hipertextos, heterogeneidade – em meio a tantos nós as informações são organizadas em uma determinada seção ,com conexões entre partes dele que o torna homogêneo. Tem a característica de multiplicidade – cada conexão forma redes de conexões. característica topológica- funciona por proximidade, característica de exterioridade – sua construção depende de complexas e múltiplas interações , característica de mobilidade dos centros - tende ter múltiplos centros e se organizam de acordo com o fluxo da narrativa e da leitura.



Nenhum comentário:

Postar um comentário