Língua Portuguesa
São 15 descritores subdivididos em 06 tópicos.
Tópico I
– Procedimento de leitura
D1 -
Localizar informações explícitas do texto
D3 –
Inferir o sentido de uma palavra ou expressão
D4 –
Inferir uma informação implícita em um texto
D6 -
Identificar o tema de um texto
D11 -
Distinguir um fato da opinião relativa deste fato
Tópico II
– Implicações do suporte, do gênero, e/ ou do Enunciador na compreensão de
texto
D5 -
Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas,
quadrinhos, foto, etc.)
D9 -
Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros
Tópico
III – Relação entre texto
D15 -
Reconhecer diferentes formas de tratar a informação na comparação de textos que
tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e
daquelas em que será recebido.
Tópico IV
– Coerência e Coesão no Processamento do Texto
D2 -
Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou
substituições que contribuem para a continuidade de um texto.
D7 -
Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a
narrativa
D8 -
Estabelecer relação de causa/ conseqüência entre partes e elementos do texto
D12 -
Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por
conjunções, advérbios, etc.
Tópico V
– Relação entre recursos expressivos e efeitos de sentido
D13 -
Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados
D14 –
identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras
notações
Tópico VI
– Variação Lingüística
D10 -
Identificar as marcas lingüísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de
um texto
Prova
Brasil
Matemática
São 28 descritores subdivididos em 04 temas.
São 28 descritores subdivididos em 04 temas.
Tema I - Espaço e Forma
D1 -
Identificar a localização /movimentação de objeto em mapas, croquis e outras
representações gráficas.
D2 -
Identificar propriedades comuns e diferenças entre poliedros e corpos redondos,
relacionando figuras tridimensionais com suas planificações.
D3 -
Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais pelo
número de lados, pelos tipos de ângulos.
D4 -
Identificar quadriláteros observando as posições relativas entre seus lados
(paralelos, concorrentes, perpendiculares).
D5 - Reconhecer
a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em
ampliação e /ou redução de figuras poligonais usando malhas quadriculadas.
Tema II -
Grandezas e Medidas
D6 -
Estimar a medida de grandezas utilizando unidades de medida convencionais ou
não.
D7 -
Resolver problemas significativos utilizando unidades de medida padronizadas
como km/m/cm/mm/kg/g/mg/l/ml.
D8 -
Estabelecer relações entre unidades de medida de tempo.
D9 -
Estabelecer relações entre o horário de início e término e /ou o intervalo da
duração de um evento ou acontecimento.
D10 - Num
problema, estabelecer trocas entre cédulas e moedas do sistema monetário
brasileiro, em função de seus valores.
D11 -
Resolver problema envolvendo o cálculo do perímetro de figuras planas,
desenhadas em malhas quadriculadas.
D12 -
Resolver problema envolvendo o cálculo ou estimativa de áreas de figuras
planas, desenhadas em malhas quadriculadas.
Tema III
- Números e Operações / Álgebra e Funções
D13 -
Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal, tais
como agrupamentos e trocas na base 10 e princípio do valor posicional.
D14 -
Identificar a localização de números naturais na reta numérica.
D15 -
Reconhecer a decomposição de números naturais nas suas diversas ordens.
D16 -
Reconhecer a composição e a decomposição de números naturais em sua forma
polinomial.
D17 -
Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais.
D18 -
Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais.
D19 -
Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da
adição ou subtração: juntar, alteração de um estado inicial (positiva ou
negativa), comparação e mais de uma transformação (positiva ou negativa).
D20 -
Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da
multiplicação ou divisão: multiplicação comparativa, idéia de
proporcionalidade, configuração retangular e combinatória.
D21 -
Identificar diferentes representações de um mesmo número racional. D22 - Identificar
a localização de números racionais representados na forma decimal na reta
numérica.
D23 -
Resolver problema utilizando a escrita decimal de cédulas e moedas do sistema
monetário brasileiro.
D24 -
Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes
significados.
D25 -
Resolver problema com números racionais expressos na forma decimal envolvendo
diferentes significados da adição ou subtração.
D26 -
Resolver problema envolvendo noções de porcentagem (25%, 50%, 100%).
Tema IV -
Tratamento da Informação
D27 - Ler
informações e dados apresentados em tabelas.
D28 - Ler
informações e dados apresentados em gráficos (particularmente em gráficos de
colunas).
Nenhum comentário:
Postar um comentário