Cursistas: Fabiana Aparecida Silva Ferreira
Magna André Faria
Rosemary Alves Rabelo
Simone Aparecida Pereira
Viviane Aparecida Alves
Os meios de
comunicação têm se expandido e alterado devido à massificação do uso dos novos
equipamentos, o que nos remete a uma reflexão sobre a presença dos meios de
comunicação em nossas vidas, para que estes realmente façam sentido, para tanto
é fundamental que se tenha consciência sobre os tipos de mídias mais
apropriadas às necessidades individuais ou coletivas, como se deve utilizar
cada uma e quando utilizá-las.
As
tecnologias de informação e comunicação mudaram a vida de toda a sociedade de
modo geral. Nas escolas, na família e no meio em que a criança vive, elas são
compreendidas como importantes espaços educativos e socializadores. Porém, é
muito importante que se observe de maneira cautelosa a explosão do uso das
mídias para a comunicação interpessoal, principalmente em relação aos mais
jovens.
A formação
do professor é uma questão fundamental no processo de interação das tecnologias
na educação. Hoje a maioria das escolas contam com computadores, máquinas
fotográficas, jornais, revistas, gibis, acesso à internet e até filmadora, mas
infelizmente muitos professores ainda não estão preparados para usufruir
significativamente destas tecnologias, pois tais recursos devem ser utilizados
para promover e estimular usos críticos e criativos. Os professores são
migrantes digitais e devem ter tal consciência para que possam buscar
constantemente o aperfeiçoamento e atualização para que consiga falar a mesma
“língua” de seus alunos que são considerados nativos digitais, ou seja, já
nasceram num mundo globalizado e cercado de recursos tecnológicos.
Portanto,
não basta apenas conhecer e saber utilizar as tecnologias, o professor deve ter
clareza sobre o porquê e quando utilizá-las para que as mesmas cumpram seu
papel no ambiente escolar.
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