segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Reflexão – Texto: Mídia – Educação no contexto escolar


Cursistas: Fabiana Aparecida Silva Ferreira

                  Magna André Faria

                  Rosemary Alves Rabelo

                 Simone Aparecida Pereira

                 Viviane Aparecida Alves

            Os meios de comunicação têm se expandido e alterado devido à massificação do uso dos novos equipamentos, o que nos remete a uma reflexão sobre a presença dos meios de comunicação em nossas vidas, para que estes realmente façam sentido, para tanto é fundamental que se tenha consciência sobre os tipos de mídias mais apropriadas às necessidades individuais ou coletivas, como se deve utilizar cada uma e quando utilizá-las.
            As tecnologias de informação e comunicação mudaram a vida de toda a sociedade de modo geral. Nas escolas, na família e no meio em que a criança vive, elas são compreendidas como importantes espaços educativos e socializadores. Porém, é muito importante que se observe de maneira cautelosa a explosão do uso das mídias para a comunicação interpessoal, principalmente em relação aos mais jovens.
            A formação do professor é uma questão fundamental no processo de interação das tecnologias na educação. Hoje a maioria das escolas contam com computadores, máquinas fotográficas, jornais, revistas, gibis, acesso à internet e até filmadora, mas infelizmente muitos professores ainda não estão preparados para usufruir significativamente destas tecnologias, pois tais recursos devem ser utilizados para promover e estimular usos críticos e criativos. Os professores são migrantes digitais e devem ter tal consciência para que possam buscar constantemente o aperfeiçoamento e atualização para que consiga falar a mesma “língua” de seus alunos que são considerados nativos digitais, ou seja, já nasceram num mundo globalizado e cercado de recursos tecnológicos.
            Portanto, não basta apenas conhecer e saber utilizar as tecnologias, o professor deve ter clareza sobre o porquê e quando utilizá-las para que as mesmas cumpram seu papel no ambiente escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário