Escola Municipal “Lucimar Medeiros Vieira”
Projeto
Nome do projeto: Poesias para se encantar.
Duração: 3 dias
5º ano
Envolvimento: professora e supervisoras.
Disciplinas que integram o projeto:
Português, Artes e Informática
Justificativa
As crianças terão como desafio serem
escritores de uma de poesias através desse trabalho, criar possibilidades delas
vivenciarem o papel de autores e escritores. Interagindo assim com tipos e
estruturas de textos poéticos, ritmos e rimas, escritores de tempos distantes e
outros modernos propiciando assim viajar e criar um universo mágico das
palavras.
Objetivo
Espera-se
que os alunos aprendam:
1-Diferenciar textos
2-Estrutura de um texto poético *Quantidade
de versos
*Quantidade de estrofe
*Com rimas e sem rimas
*Diferentes temas
4-Escolher livros de poesias par ler e
apreciar
5-Ler poesias através de links.
6-Promover inteirações significativas entre
as crianças nas atividades de leituras.
7-Desenvolver a capacidade de escrever
textos poéticos.
8-Desenvolver o hábito de ler, ouvir e
apreciar poesias.
9-Produzir textos poéticos.
10-Conhecer biografia de pelo menos um poeta
Infantil.
O que o professor deve garantir no decorrer
do projeto:
1-Selecionar com antecedência livros de poesias,
biografia de um escritor de poesias.
2-Levar os alunos para manusear e ler livros
de poesias.
4-Propiciar momentos de leitura silenciosa e
em voz alta.
5-Promover momento para produção da Poesia.
6-Promover espaço e clima favoráveis para os
momentos de gravações em vídeo, permitindo que os alunos leiam , dramatizem as
poesias em voz alta, garantindo a atenção dos ouvintes
7-Valorização da leitura como fonte do saber
e prazer.
Conhecimentos
prévios
-Avaliar e
usar os conhecimentos já adquiridos em anos anteriores
Recursos usados- livros da biblioteca da escola,computador,microfone,filmadora.
Forma de avaliação: - Produção de
Poesia
Finalização do projeto-Apresentação
de recital dos poemas de autoria dos alunos.(fotografar e gravar vídeo)
Etapas das atividades:
1º dia:
1º momento: Ouvir atentamente a
supervisora Dona Dalva declamar a poesia de autoria de
Elias José
Elias José
Caixa Mágica de Surpresa - Elias José
Um livro
É uma beleza,
É caixa mágica
só de surpresa.
É uma beleza,
É caixa mágica
só de surpresa.
Um livro
parece mudo,
mas nele a gente
descobre tudo.
Um livro
tem asas
longas e leves
que, de repente,
levam a gente
longe, longe. Um livro
É parque de diversões
cheio de sonhos coloridos,
cheio de doces sortidos,
cheio de luzes e balões.
Um livro
É uma floresta
com folhas e flores
e bichos e cores.
É mesmo uma festa,
um baú de feiticeiro,
um navio pirata no mar,
um foguete perdido no ar,
É amigo e companheiro.
2º momento: Interpretação oral e argumentação por parte da professora
sobre diferenças de textos em prosa e em verso, estrofe e rima.
3º momento: Ida até a biblioteca pesquisar e ler algumas poesias
infantis.
2º dia:
1º momento: Ir a sala de informática ler e imprimir uma poesias da autora Cecília Meireles.
2º momento:Ver vídeo:declamação da poesia A bailarina de Cecília
Meireles.
3º momento: Assistir vídeo de dança
3º dia:
1º momento: Criação de texto poético com o tema que desejar.
2º momento: Declamação das poesias criadas pelos alunos.
3º momento: Escolha da poesia que mais agradou, através de votação, para
ser recitada em auditório.
Professora: Odinéa Lemes
Supervisoras:Maria Dalva e Ana Maria
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário