PROJETO
ÁGUA
Cursistas:
DÉBORA APARECIDA
VALENTIN DOS SANTOS e
JOÃO GABRIEL
DONIZETE NAVES CAMBUÍ
Escola Municipal
“Professora Gelcyra Xavier de Oliveira”
Escola Municipal
“Lucimar Medeiros Vieira”
Duração: 8 dias
Envolvimento: Professores, Supervisoras,
Diretoras, funcionários da Copasa
Disciplinas
que integram o projeto: Ciências, Educação
Ambiental; Português,
Produção de Texto e Artes.
Turma: 3º ano Ensino Fundamental
Apresentação:
Este
projeto visa ajudar professores e alunos no trabalho de conscientização da
população em relação à cultura de preservação da água, mostrando suas múltiplas
formas de uso, os ciclos da mesma, sua importância para a vida e para a
história dos povos.
Justificativa:
O
trabalho com o tema “água, fonte de vida” que se propõe aqui, deverá apresentar
para as crianças uma visão ampla que envolve inúmeros problemas que o mundo
atual vem enfrentando com relação à falta de água. O projeto deve ser
desenvolvido visando proporcionar aos alunos uma grande diversidade de
experiências, com participação ativa, para que possam ampliar a consciência
sobre as questões relativas à água no meio ambiente, e assumir de forma
independente e autônoma atitudes e valores voltados à sua proteção e
conservação.
Objetivos gerais:
Ajudar
os alunos a descobrirem os sintomas e as causas reais dos problemas que o
Brasil vem enfrentando com a poluição e a falta de água, onde possam:
- perceber as interferências negativas e positivas que o homem pode fazer na natureza, a partir de sua realidade social;
- reconhecer que a qualidade de vida está ligada às condições de higiene e saneamento básico, à qualidade do ar e do espaço;
- adotar, por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica;
- levar os alunos a entenderem que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
- conscientizar que a água não deve ser desperdiçada, nem poluída, etc.
- perceber as interferências negativas e positivas que o homem pode fazer na natureza, a partir de sua realidade social;
- reconhecer que a qualidade de vida está ligada às condições de higiene e saneamento básico, à qualidade do ar e do espaço;
- adotar, por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica;
- levar os alunos a entenderem que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
- conscientizar que a água não deve ser desperdiçada, nem poluída, etc.
O professor deverá elaborar os conteúdos
específicos de acordo com seus interesses e de seus alunos, com conceituais,
procedimentais e atitudinais.
Problematização:
Através
das experiências já vividas pelos alunos no seu âmbito familiar, a principal
função desse projeto é de contribuir para a formação de cidadãos conscientes,
aptos para decidirem e atuarem diante da realidade em que o mundo vem
enfrentando com a poluição e a escassez de água. Para isso, é necessário que
mais do que informações e conceitos, mas atitudes e formação de valores, que
serão apreendidos na prática do dia-a-dia, no meio social.
Etapas Previstas:
Primeiro
Dia:
1ª
Etapa: Conversar com os alunos sobre a importância da água para o nosso
organismo e o meio em que vivemos.
2ª Etapa: Colocar a música Planeta Água, na voz de
Guilherme Arantes, e pedir para que os alunos prestem muita atenção na letra
dela;
3ª Etapa: Num segundo momento, após tocar a
música, conversar um pouco com os alunos levantando as hipóteses do que a
música quis nos retratar;
4ª Etapa: Com o Data Show, apresentar o vídeo da
música Planeta Água, desta vez com a voz de Sandy e Júnior. Segue abaixo o
link:
5ª Etapa: Feita a apresentação, fazer uma
socialização da música e confirmar as hipóteses que foram levantadas sobre a
letra dela.
6ª Etapa: Em seguida, pedir para os alunos que em
casa, pesquisar, recortar ou desenhar imagens (gravuras) e trazer para a sala
de aula no dia seguinte para montar 4 cartazes com a letra da música,
ilustrando-a como no vídeo apresentado.
Segundo
Dia:
1ª Etapa: Cada aluno mostrará para toda a turma as
gravuras que trouxe para a sala de aula;
2ª Etapa: Dando sequencia, os professores dividirá a
turma em 4 grupos para que confeccionem os cartazes, dando as seguinte regras,
enquanto um(a) aluno(a) transcreve a letra da música no papel pardo (pode ser
cartolina também), os outros integrantes se divide em escolher as imagens e
outros colarem elas.
3ª Etapa: Após desenvolvido o trabalho, os alunos
novamente assistirão ao vídeo da música Planeta Água, interpretado por Sandy e
Junior.
4ª Etapa: Os professores cada um com a sua turma,
expõe os trabalhos para todos da sala e em seguida com todos os alunos irem até
o pátio fazer a montagem de um mural sobre o assunto, em lugar visível a toda
comunidade escolar;
Terceiro
Dia:
1ª Etapa: Hoje, dando continuidade ao projeto, os
professores irão trabalhar com a turma o Ciclo da água. Para um melhor
entendimento de todos os pequenos (alunos), será feita uma apresentação no data
Show – A turma da Clarinha e o Ciclo da Água.
2ª Etapa: Terminado o vídeo, é hora da conversa.
Momento dos professores e alunos discutirem um pouco sobre o assunto, sempre
focando na realidade deles, no que eles veem no seu dia-a-dia;
3ª Etapa: Feito isso, pedirem para que cada um pegue
seu caderno de Ciências/Educação Ambiental, para desenvolver algumas
atividades.
4ª Etapa: Durante a realização das atividades,
professor irá explorar tudo que o aluno conseguiu adquirir até o presente
momento.
5ª Etapa: Fazer a correção e as considerações
finais.
Quarto
Dia:
1ª Etapa: Os professores deverão retomar brevemente
o que foi visto até o momento, para fixar o conteúdo.
2ª Etapa: Hoje, os professores irão focar nos
estados físicos da água. Como é muito interessante e mais chamativo, os
professores continuarão apresentando vídeos referentes ao projeto, tornando a
aula mais dinâmica e participativa.
Neste momento, é apresentado no Data Show: o vídeo
Estados Físicos da Água – Método Inteligente;
3ª Etapa: Terminado o vídeo, os professores irão através
de materiais concretos, explicar de uma forma simplificada os Estados Físicos
da água. Materiais que podem ser utilizados: esponja, cubos de gelo, chaleira,
entre outros.
4ª Etapa: Feito todo este trabalho, é hora de
anotar. Cada aluno pegará seu caderno de Ciências/Educação Ambiental e anotará
com a ajuda dos professores sobre os Estados Físicos da Água.
5ª Etapa: Desenvolver uma atividade, como forma de
avaliação e fixação do assunto.
6ª Etapa: Fazer a correção e as considerações finais.
Quinto
Dia:
1ª Etapa: Os professores sempre retomarão ao assunto
discutido na aula anterior para que haja mais fixação sobre o mesmo.
2ª Etapa: Quase finalizando o projeto é o momento de
conversarem com eles, sobre os sintomas e as causas reais dos problemas que o
Brasil vem enfrentando com a poluição e a falta de água.
3ª Etapa: Após a conversa, os professores entregarão
um textinho, com o título: A Gota Cristal, que poderá ser anexado ao caderno de
Português.
4ª Etapa: Os alunos primeiramente farão uma leitura
silenciosa, em seguida o professor pode pedir que alguns alunos leiam, e depois
façam uma interpretação oral e escrita.
5ª Etapa: Neste mesmo dia, pode se criar uma
Produção de Texto, referente ao textinho trabalhado na aula de Português.
6ª Etapa: Fazer a correção e as considerações
finais.
Sexto
Dia:
1ª Etapa: Retomando ao assunto do dia anterior, os
professores mostrarão dois vídeos no Data Show:
1º
vídeo retratando a importância da água e nos sugerindo algumas dicas para
economizar a mesma;
2º
vídeo, é a Turma da Mônica através de seu clipe musical, vem conscientizar a
todos sobre Economizar água.
2ª Etapa: Conversar com os alunos, e levantar outras
sugestões diferentes de se Economizar Água e outros meios que podem ser feitos
para Conscientizar sobre o Uso da Água;
3ª Etapa: Após a conversa, pedir que cada aluno crie
uma frase com um desenho para expor no mural do pátio da Escola para todos
terem conhecimento do trabalho desenvolvido em sala de aula;
4ª Etapa: Momento de Confeccionar;
5ª Etapa: Expor as frases para todos, e colocar as
mesmas no Mural da Escola.
Sétimo
Dia:
1ª Etapa: Os professores sempre retomarão ao assunto
discutido na aula anterior para que haja mais fixação sobre o mesmo.
2ª Etapa: Dando sequência ao projeto, os professores
mostrarão através de vídeos, as doenças transmitidas pela água: Dengue e
Esquistossomose.
* Vídeo Sai fora dengue
* Esquistossomose
3ª Etapa: Após a exibição do vídeo, conversar com os
alunos, perguntar se já conheciam sobre estas doenças, o que pode ser feito
para não adquiri-las, e entre outros questionamentos que os professores acharem
necessário abordarem.
4ª Etapa: Desenvolver atividades para fixar o
assunto.
5ª Etapa: Fazer a correção e as considerações
finais.
Oitavo
Dia:
1ª Etapa: Para finalizar o projeto, fazer uma visita
a uma estação de tratamento de água (COPASA) e discussões sobre a realidade da
poluição dos rios;
2ª Etapa: Após a visita, com toda a turma em sala de
aula, fazer um plenário geral, para encerrar o Projeto Água.
Observações:
Os
professores juntamente com o apoio das supervisoras, diretoras não se
esquecerem de registrar todos os momentos que forem trabalhados, como forma de
avaliação e divulgação para outros colegas de trabalho de outras escolas.
Recursos didáticos:
São todos
os materiais, atividades e soluções utilizadas durante a realização do projeto,
como revistas, jornais, livros, passeios, entrevistas com pessoas da família e
da sociedade, cola, tesoura, papéis para o mural, enfeites, gravuras xerocadas,
data-show, rádio, notebook, caixa amplificadora, máquina digital, etc.
Avaliação:
Deverá
ser feita de forma contínua, com relatórios descritivos de cada etapa, das
discussões do grupo, das atitudes diante do projeto, etc. O professor deverá
avaliar também a participação e o envolvimento de cada aluno, de forma
individual, bem como avaliar o desenvolvimento de seu trabalho de forma crítica
e construtiva.
Conclusão:
Espera-se
que ao término do projeto as crianças estejam conscientes da importância da
água tanto para a vida animal como para a vegetal, que saibam utilizá-la sem
desperdício e sem poluí-la, levando para seu meio social todos esses
aprendizados.
Bibliografia:
-
Dia-a-dia do Professor, vol. 2 – Gerusa Rodrigues Pinto e Francês Rodrigues
Pinto,
- Parâmetros Curriculares Nacionais, vol. 9 – Meio Ambiente e Saúde,
- Projetos Pedagógicos 3º Milênio – Miriam Cristina Cazante de Carvalho.
- Parâmetros Curriculares Nacionais, vol. 9 – Meio Ambiente e Saúde,
- Projetos Pedagógicos 3º Milênio – Miriam Cristina Cazante de Carvalho.
-
Youtube
Nenhum comentário:
Postar um comentário